Os sites
que melhor definem o conceito de Web 2.0 são as Redes sociais, onde
os internautas não são meros espectadores, mas tem a possibilidade
de interagir, criar conteúdos, se comunicar com as pessoas, além de
exporem suas opiniões.
Em se
tratando de sala de aula, muitos recursos podem ser utilizados pelos
professores, pois, sabe-se que os jovens mais do que ninguém estão
conectados o tempo todo.
Então,
ferramentas como as Redes sociais podem contribuir e muito com o
processo de ensino-aprendizagem, além de serem mais uma forma de
comunicação com os pais, que hoje são tão ausentes que diz
respeito ao âmbito escolar.
Portanto,
pesquisas, grupos para produção de trabalhos e discussão de
determinados assuntos, produção de vídeos, podcast, entre outros,
são apenas alguns exemplos de atividades capazes de complementar o
aprendizado dos estudantes.
É
importante ressaltar que para que o objetivo seja alcançado de forma
eficaz, o professor precisa estar preparado para lidar com esse tipo
de atividade, ou seja, estar conectado às Redes sociais e utilizar
diferentes ferramentas que a Web disponibiliza. Caso contrário,
correrá o risco de não chegar nem próximo das possibilidades de
ensino disponibilizadas pela Web 2.0
Foto: http://www.edudemic.com/
Realmente nós professores precisamos estar preparados para acompanhar o mundo digital que envolve nosso alunos.
ResponderExcluirO desafio para nós enquanto educadores está na utilização das redes sociais na sala de aula. Há ainda muitos educadores "jurássicos" que não dão abertura as novas tecnologias, compreendendo-as como distração da atenção ao aluno ao invés de aproveitar esse interesse exagerado e intervir com mediação do conhecimento.
ResponderExcluirVerdade Mosara, chamo esses professores de "Professauros", inspirada no livro de Celso Antunes "Professores e Professauros". Obrigada pelo comentário! :)
ExcluirUm dos pontos que destaquei no texto em relação ao uso dos recursos da WEB, seria o uso em relação à família. Hoje pensa-se muito em como utilizar com os alunos, mais a família também deve ter o seu papel nestas interfaces, visto que não é só o aluno que está conectado, mas sim a família contemporânea como um todo, e este seria mais um recurso para o chamamento da família na participação da vida escolar de seu filho. Outra palavra que me chama a atenção, é que você diz que estes recursos visam à complementar o processo ensino-aprendizagem. A escola precisa compreender que estes recursos não são centrais no processo, e sim complementos que integram o todo. O desafio nos foi lançado. A educação precisa acompanhar este desafio, entre tantos outros.
ResponderExcluirParabéns Janine pelo blog!
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