Recursos da Web 2.0 no processo de ensino-aprendizagem

Os sites que melhor definem o conceito de Web 2.0 são as Redes sociais, onde os internautas não são meros espectadores, mas tem a possibilidade de interagir, criar conteúdos, se comunicar com as pessoas, além de exporem suas opiniões.
Em se tratando de sala de aula, muitos recursos podem ser utilizados pelos professores, pois, sabe-se que os jovens mais do que ninguém estão conectados o tempo todo.
Então, ferramentas como as Redes sociais podem contribuir e muito com o processo de ensino-aprendizagem, além de serem mais uma forma de comunicação com os pais, que hoje são tão ausentes que diz respeito ao âmbito escolar.
Portanto, pesquisas, grupos para produção de trabalhos e discussão de determinados assuntos, produção de vídeos, podcast, entre outros, são apenas alguns exemplos de atividades capazes de complementar o aprendizado dos estudantes.
É importante ressaltar que para que o objetivo seja alcançado de forma eficaz, o professor precisa estar preparado para lidar com esse tipo de atividade, ou seja, estar conectado às Redes sociais e utilizar diferentes ferramentas que a Web disponibiliza. Caso contrário, correrá o risco de não chegar nem próximo das possibilidades de ensino disponibilizadas pela Web 2.0
Foto: http://www.edudemic.com/

Comentários

  1. Realmente nós professores precisamos estar preparados para acompanhar o mundo digital que envolve nosso alunos.

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  2. O desafio para nós enquanto educadores está na utilização das redes sociais na sala de aula. Há ainda muitos educadores "jurássicos" que não dão abertura as novas tecnologias, compreendendo-as como distração da atenção ao aluno ao invés de aproveitar esse interesse exagerado e intervir com mediação do conhecimento.

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    1. Verdade Mosara, chamo esses professores de "Professauros", inspirada no livro de Celso Antunes "Professores e Professauros". Obrigada pelo comentário! :)

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  3. Um dos pontos que destaquei no texto em relação ao uso dos recursos da WEB, seria o uso em relação à família. Hoje pensa-se muito em como utilizar com os alunos, mais a família também deve ter o seu papel nestas interfaces, visto que não é só o aluno que está conectado, mas sim a família contemporânea como um todo, e este seria mais um recurso para o chamamento da família na participação da vida escolar de seu filho. Outra palavra que me chama a atenção, é que você diz que estes recursos visam à complementar o processo ensino-aprendizagem. A escola precisa compreender que estes recursos não são centrais no processo, e sim complementos que integram o todo. O desafio nos foi lançado. A educação precisa acompanhar este desafio, entre tantos outros.

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